sábado, 1 de setembro de 2012

Dança do Ventre, retalhos de uma história


Falar sobre a origem da Dança do Ventre requer muitos cuidados. As diversas teorias que abordam esse tema são duvidosas, já que carecem de documentação histórica. Ou seja, não há registros que falem a respeito da origem.

Dentre as diversas hipóteses, a mais difundida diz que a Dança do Ventre surgiu no Antigo Egito, em rituais nos quais as mulheres dançavam em reverência a deusas, sendo muito citada a deusa Ísis. Com movimentos ondulatórios e batidos de quadril, as mulheres reverenciavam a fertilidade, celebravam a vida. Alguns autores citam a origem desta dança entre 8.000 e 5.000 AC.

Outra teoria defende a ideia de que a Dança do Ventre tem suas raízes na Índia e que de lá foi difundida pelos ciganos que a divulgaram no Ocidente.

“Também acredita-se que a dança existiu como forma de arte nas cortes tanto sob o Império Romano quanto mais tarde no Império Otomano (Turquia). Durante esta época, imagina-se que a dança possa ter se espalhado por todo o mundo árabe.”(SABONGI, J)

Em meio a tantas suposições fica a seguinte questão: qual seria a necessidade e a utilidade de se buscar a origem da dança do Ventre? Como esse conhecimento poderia interferir na forma como lidamos hoje com essa arte?

Há pessoas que voltadas para esse entendimento religioso da Dança do Ventre, de culto a deusa mãe, dão a essa dança um cunho místico, misturando a arte a uma religião que não mais existe, dando a ela uma outra conotação. É errado? Não. É uma escolha. Tendo-a feito é importante ter consciência de que se está trazendo uma cultura de outra época e local para o aqui e agora e que essa relação com a dança não é assim tão clara. Não passa de uma hipótese. Mas muitos fazem essa escolha de trabalhar, a partir da dança, outros aspectos da vida.

Assim como a música, a dança é algo que faz parte do cotidiano das pessoas, se não em todas, em grande parte das culturas, sendo difícil traçar origens em casos de danças populares antigas. É simplesmente uma manifestação de um povo, dos sentimentos de um povo, da sua constituição, da sua história. É forma de expressão! Sendo assim, vai sofrendo mudanças ao longo do tempo. Recebe influências socio-histórico-culturais. Não é estática! Por esse motivo e por se tratar de uma tradição não escrita, muitas vezes, acabamos tendo acesso a dança atual e a sua história mais recente.

Para quem busca a dança enquanto manifestação artística e que busca ser fiel a representação de um povo, seria mais interessante buscar conhecer a cultura atual, o povo árabe e a dança do último século em diante.
Se não é possível conhecer pessoalmente os países árabes e seu povo, busque literaturas, busque filmes que lhe possibilitem certo contato, que lhe permitam saber como é a vida daquele povo, o comportamento, o andar, o falar... Tudo isso é importante!

E no que diz respeito a história, conhecer bailarinas de 1900 até os dias de hoje já nos dá grande bagagem para entendermos a dança atual. Quais os fatores a fizeram chegar a tais moldes, quem e o que a influenciou, como certos passos e instrumentos (musicais e da própria dança, como o véu) foram incorporados... Por isso convido-as a um estudo dos grandes artistas que fizeram parte dessa história! Será uma belíssima viagem! A cada mês traremos uma parte deste estudo!

Até logo!
Ju Najlah

Fontes:
http://www.centraldancadoventre.com.br/historia-no-mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário