terça-feira, 20 de novembro de 2012

Retalhos de uma História: Naima Akef


Algumas informações disponíveis a respeito da vida de Naima Akef são muito controversas. Em função disso não farei considerações a respeito das datas de nascimento e falecimento e possíveis idades. Abordarei aqui somente temas comuns e de valia para o estudo da dança.
Nasceu em Tanta, no Egito. Sua família era circense e possuía o Circo Akef. Eles viajavam muito fazendo turnês especialmente na Rússia. Por conta disso Naima começou sua carreira muito cedo. Se envolvia em todos os tipos de profissões, jogos acrobáticos e arte circense e se tornou a estrela mais talentosa do circo. Seu pai percebeu seus dons, incentivou e reconheceu seus talentos.
Chegou a cantar e dançar, por algum tempo, no famoso Cabaret de Badia Masabni. Seu talento como cantora e dançarina logo fizeram dela uma das maiores e principais estrelas de lá, mas não permaneceu por muito tempo.
Em 1957 foi nomeada melhor dançarina de folclore do Youth Festival, realizado em Moscou. No Teatro Bolshoi, havia uma foto em sua homenagem.
Naima foi descoberta primeiro pelo diretor Abbas Fawzy que lhe apresentou seu irmão Hessein Fawzy. Ele percebeu o talento dela e lhe deu papel principal pela primeira vez em que Naima aparecia em um filme. Fawzy dirigiu mais de 15 filmes para Naima Akef. O diretor não pôde resistir a seus charmes e a relação de trabalho tornou-se uma relação amorosa. Os dois casaram-se. Naima continuou a florescer e logo se tornou a mais famosa atriz do cinema egípcio. Na’ema Fawzi ingressou em um dos primeiros grupos folclóricos profissionais no país, Lail Ya ayn Group, e contribui muito para o seu sucesso.

Ela foi muito bem sucedida como atriz, era consciente do seu peso, sua forma física, não poupava esforços nos ensaio. Dotada de grande técnica e estilo, suas coreografias encantaram o cinema egípcio com sua arte de canto, atuação e dança. Atuou em aproximadamente 30 filmes. Sua expressiva dança, teve origem nas atuações acrobáticas sobre cavalos. Frequentemente criava suas coreografias mas ficou muito famosa por ser disciplinada e obediente aos seus treinadores.
Seu maior filme talvez tenha sido YaTamr Henna (também o nome de uma música popular), dirigido por seu marido, no qual desempenhou o papel de uma jovem dançarina ghawazee. Dançou também um sapateado em Ya Halawaat Al Hob (1952). Seu primeiro filme em cores foi Amir El Dahaa (1964).
Após ter se separado de Hessein, ela se casou com seu contador e com ele teve um filho que começou mais tarde a trabalhar com música.

Sua graciosa performance nunca era vulgar. Naima cantou, dançou e atuou em diversos filmes, principalmente filmes em preto e branco. A grande Nagwa Fouad denominou Naima Akef sua grande fonte de inspiração. Nagwa usualmente dizia:  “Naima se movimenta como mágica”.
A dança de Naima Akef explora oitos seguidos de giros ou redondos grandes, chutinhos, arabesques, pernas altas, cambres trabalho de braços, expressão e grande utilização de espaços com marcações simples porém bonitas de quadril. Sua musicalidade e interpretação dramática são imortais.
Naima faleceu acometida por um câncer. Alguns datam de 23 de abril de 1966, outros de 1996.

Fontes:

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cantinho das Alunas: Janemary Côrtes



DADOS GERAIS:

Nome(artístico ou comum): Janemary Côrtes (Zainah)
Idade: 47 

Cidade(em que mora): Nova Friburgo 

Tempo de dança(atual):4 anos

Atual professora:Tânia Fernandes e Saisha Lis (Monara Emerik)

SOBRE A ALUNA:

O quê a motivou a dançar?
É um sonho que tenho desde a infância!

Você já fez outro tipo de dança além da desta em questão? Caso tenha, por quanto tempo você a(s) praticou?
        Fiz aulas de dança cigana há 2 anos e agora estou tendo aulas novamente.

Como a dança está lhe ajudando(emocionalmente, fisicamente, psicologicamente)?
        A dança é tudo para mim!!! Ela me ajuda na coordenação motora, postura, auto-estima e me dá a sensação de liberdade!!!

Quais oportunidades que você teve com a dança?
Tive a oportunidade de fazer parte de vários grupos, de fazer amizades, viagens e conhecer novas pessoas!!!

Quais professoras contribuíram para sua formação na dança do ventre?
Fatnah Uraeus, Kristinne Folly, Anne Nargis, Liz Cordeiro, Ju Najlah, Tânia Fernandes e Saisha Lis!

Qual contribuição de sua(s) professora(s)?
Minhas professoras contribuem para minha formação em aspectos como a melhora da minha autoestima, da minha postura, percepção da ponta, divisão de movimentos das partes do corpo, etc.

Quais suas conquistas/superações e realizações?
Me sinto muito mais feminina. Descobri que sou capaz de fazer certos movimentos que até então não acreditava conseguir!!

Quais são suas atuais dificuldades na dança?
Tenho dificuldades com o equilíbrio, em manter ponta,e com a emenda de movimentos.

Com quais professores você já fez workshop e qual foi o que você mais gostou ou marcou até agora; e por quê?
       Zahra Li, Bailarina Suheil, Maria do Carmo Martins, Aischa Hortalle, Shaira Sayaad, Vanessa Cabral!! Todas me ensinaram muito,não tenho como definir qual delas é a melhor!! Todas foram de extrema importância para minha vida!!

Quais são suas bailarinas favoritas(nacionais e /ou internacionais)?
Ju Marconato, Bailarina Suheil, Lulu Danças e Aryana Rebelo.

Um sonho na dança.
Aprender cada vez mais e ser uma ótima dançarina!!!


VÍDEOS: